Publicada em Amazonia Hoje, do jornal paraense O Liberal:
O chanceler boliviano, David Choquehuanca, elogiou ontem os ‘benefícios da coca’ e defendeu seu uso na alimentação escolar em substituição ao leite e às frutas distribuídas diariamente aos estudantes do país. ‘Nossos filhos precisam de cálcio, e a folha de coca tem mais cálcio do que o leite. Nossos filhos precisam de fósforo, e a folha de coca tem mais fósforo do que o peixe, segundo pesquisas feitas pela Universidade Harvard’, argumentou o chanceler. Realizado em 1975, o estudo norte-americano citado pelo ministro afirma que 100 gramas da coca boliviana são mais do que suficientes para suprir as necessidades diárias de cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e riboflavina (componente da vitamina B).
O ex-ministro de Educação e senador oposicionista, Tito Hoz de Vila, criticou a proposta: ‘Os pobres alunos estariam totalmente adormecidos em vez de estar alertas estudando’.