declínio dos impérios

Associated Press Matéria de hoje no Valor Econômico, importada de The Economist trata da relação de amor e ódio (foco no ódio) entre consumidores e mega-corporações.

O tom é mais ou menos administrativo, mais ou menos político, sobretudo esse mais ou menos caracteristico da grande imprensa.

Crescer demais é realmente um problema sério.

O que achei interessante, além de descobrir que o primeiro registro histórico de ódio coletivo por corporações foi contra o First Bank of the United States no final do Século XVIII, está no trecho abaixo:

“.. de modo geral, os americanos estão aceitando as grandes companhias, mas apenas na medida em que sintam que as controlam, como cidadãos ou consumidores. Eles abandonam essa postura quando uma companhia consegue uma posição monopolista para seus produtos, ou quando entra pisando em calos numa comunidade e faz o comércio local fechar suas portas, ou quando seus executivos desrespeitam a lei. Quando isso acontece, eles ficam mais que proporcionalmente chocados e hostis, porque vêem o evento como uma transgressão da ordem natural das coisas e como traição à sua confiança. Mas, desde que isso não aconteça, as empresas podem seguir em frente em seu trabalho de produzir e vender coisas, praticamente qualquer coisa que se deseje. Os americanos não mostram-se excessivamente emocionais sobre fabricantes de armas, por exemplo, ou em relação a vendedores de plantas geneticamente modificadas.”

Aqui ao sul, vemos que os estadunidenses também não se importam muito com injustiças e destruição de comércios e culturas locais, quando elas ocorrem longe de seus olhos, de sua terra. Será que demora eles perceberem que o planeta inteiro é uma terra só, de todos?

2 pensamentos sobre “declínio dos impérios

  1. provável que o processo de consciência planetária seja lento demais, porque outros processos geraram um tipo de couraça dependente de um esforço coletivo bacana para transformá-la.
    boralá?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s