século XXI

socialismo multicorUm dos grandes debates do Fórum Social policêntrico é sobre o socialismo no século XXI. Não se discute se as pessoas em geral — como eu e mais seis bilhões — querem ouvir falar em socialismo, se haveria um problema de marca, de símbolos ou um desgaste no nome, nos discursos, nas práticas..

De um lado, tem gente que quer reavivar não sei o quê, de outro, como nos links abaixo, gente que prefere arejar e criar algo novo com o velho nome.

Entrevista : Teivo Teivainen – Diretor do Programa de Estudos sobre Democracia e Transformação Global e integrante do Conselho Internacional do FSM, o finlandês Teivo Teivainen acredita que o Fórum precisa superar uma certa despolitização que tem enfrentado até aqui. “O processo FSM tem enfrentado dificuldades para responder uma pergunta cuja resposta vai muito além de simplesmente repetir que “outro mundo é possível”, resume. Essa pergunta é: “como esse outro mundo é possível e como chegamos a ele?”

Socialismo, chévere! – A questão que se coloca é como gerir sistemas complexos, como a educação para todos, as compras para o sistema médico-sanitário, manter e ampliar a infra-estrutura de transportes, só como exemplos, com ações locais e descentralizadas. Deve-se claramente buscar um equilíbrio e um compromisso entre o Estado e as possibilidades de ação das “comunidades práticas”.

Que outro mundo é possível? – Se a idéia de emancipação social saltou das prateleiras veneráveis da História para desembarcar no carnaval das lutas sociais, é porque livrou-se do que a prendia ao mundo dos mortos. Um novo projeto transformador precisa enfrentar o capitalismo do século 21. Para isso, não pode se apoiar nas respostas oferecidas (alias, sem êxito…) às fases já passadas do sistema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s