defesa nacional

Gosto de textos que mostrem quão tacanha é minha visão sobre determinados assuntos, que desmontem conceitos tidos como ‘resolvidos’ e largados num canto qualquer da memória. Por exemplo, Defesa Nacional, para mim, sempre foi uma questão militar sem solução exatamente por ser militar.

mapa_brasil.jpgMas lendo o texto do cientista político aposentado Eliézer Rizzo de Oliveira, na edição deste mês da revista ComCiência, eis que encontro razões de sobra para trocar minhas idéias miúdas por outras mais arejadas:

“… nossos governantes e legisladores parecem acreditar que não temos problemas de defesa e segurança. O raciocínio é simples: não temos conflitos nas fronteiras (temos, sim), não participamos dos centros mundiais nem das disputas que contam no plano mundial. Portanto, o Brasil não correria riscos. Esta percepção é equivocada, pois as ameaças assumem novas formas: narcotráfico, crime organizado, a presença ineficiente do Estado em áreas rurais e urbanas, tráfico de pessoas, o poder despótico da delinqüência sobre populações que não gozam da proteção do Estado. Tais problemas devem ser incluídos no domínio da defesa nacional, cujo foco principal continua voltado para o campo internacional.”

Pois é, Defesa Nacional poderia incluir também os assaltos aos cofres públicos perpetrados acima ou mesmo dentro de nossas fronteiras geográficas, que extrapolam o campo militar mas pertencem às estratégias mais básicas de sobrevivência e progresso dos organismos, sejam eles pessoas ou um povo inteiro. Se estamos sendo roubados – ou ao menos temos essa impressão – é questão de Defesa e Segurança Nacional identificar e estancar as sangrias que nos debilitam. Não é?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s