não vale quanto pesa

A matéria “Quanto custa um deputado federal?” do site Contas Abertas traz um monte de números sobre os gastos da nação com os deputados federais. Cada um suga mensalmente dos cofres públicos – dinheiro nosso – cerca de 100 mil reais, dentro das leis e esquemas que eles mesmos vão criando, mandato após mandato.

“Em 2005, as despesas da Câmara dos Deputados chegaram a R$ 2,3 bilhões. Dinheiro suficiente para aumentar em 8 vezes os investimentos federais em educação, no mesmo período.”

Nenhum deputado, por melhor que seja, vale cem vezes o que vale um professor primário, nem duzentas vezes o que valem os lixeiros (estes limpam as cidades, ao contrário da maioria dos políticos profissionais).

congressoA história dos privilégios exclusivos no Brasil tem raízes profundas, mas não é eterna. Eterno é nosso bom humor, nossa capacidade de fazer piadas. Já passaram por aqui um presidente com ‘vassourinha’ para limpar a sujeira (e não limpou), a disciplinada turma dos militares (que se sujou), o ‘caçador de marajás’ (que foi cassado), o do topete e dos chiliques, o ‘doutor honoris causa’ (que só causou), o ‘operário’ (que vestiu a gravata bonita).

Seja qual for a próxima invenção política, não creia. Trate como ilusionismo, marketing e coisas do gênero. Não aposte em salvadores da pátria, nem em ‘representantes’ de seus interesses. São historias que nos contaram quando pequenos e que já perderam a graça.

2 pensamentos sobre “não vale quanto pesa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s