usuários dos usuários

A nova surpresa do orkut é poder ver os últimos cinco visitantes em seu perfil: uns mais, outros menos atentos ao que você mostra; uns mais, outros menos merecedores de sua atenção. O recurso é uma sofisticação do antigo contador que informava apenas o número de visitas. Agora já vemos quem visitou. Mas porque divulgar cinco pessoas e não a lista diária completa? Algo do tipo: tais fulanos te visitaram, mas não deixaram recado (scraps). Questão de escolha dos administradores orkutianos, que são usuários dos usuários.

O que eles propõe é um simples jogo: se você quer ver quem fuça seu perfil, também será visto; se não quer ser visto, não poderá ver. Para muita gente, isso nada significa. Para outros, anima a brincadeira (e quisera fosse só isso) de gato e rato.

..^..^..^..

Os administradores do orkut poderiam disponibilizar esse recurso de diversas maneiras, dentro de um ferramental de análises mais extenso, poderoso e útil. Seus objetivos, entretanto, passam longe de propiciar às comunidades um melhor conhecimento sobre si mesmas. Fica-se na superfície.

Exemplo de ferramenta poderosa (orkut deve ter algo parecido em uso interno) é o Vizster. A imagem abaixo é a visualização mais básica do sistema: a partir de um perfil no Friendster (o orkut dos gringos), o usuário pode ver as relações com seus amigos e aquelas existentes entre os amigos comuns, que se agrupam. Você vê o todo sem perder a visão dos particulares.

viztser00.jpg

Também agrupam-se perfis por afinidades de interesses (filmes, times, escolas, qualquer informação padronizada fornecida no cadastro). E isso é apenas uma palhinha do que vem por aí. O lado interessante dessas visualizações é treinar o cérebro para estabelecer sozinho essa trama invisível e reforçar a idéia de que tudo e todos estamos interligados. Algumas vezes até à contra-gosto.

..^..^..^..

Obs.: Nada tenho contra o orkut, acho mesmo que é um laboratório social bem interessante. Só não podemos perder de vista que lá dentro somos todos cobaias de experimentos alheios.

..^..^..^..

Atualizando: interessante o depoimento de David Drummond, vice-presidente do Google, na audiência pública sobre crimes na internet, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Veja na SaferNet.

Um pensamento sobre “usuários dos usuários

  1. Na real, vários ambientes, em linguagem de programação ou em material sólido, me deixam a sensação de ser cobaia de experimentps alheios. O orkut é mais um deles…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s