caindo a ficha na marra

fairbanks"Os grandes incêndios que atingiram o Alasca nos últimos verões encheram o ar de tanta fumaça e cinza que a população de Fairbanks precisou em determinados momentos usar máscaras contra poeira, e os médicos recomendaram aos pacientes asmáticos que abandonassem a cidade até que o fogo fosse extinto.

Mas não é necessário um incêndio para tornar o ar prejudicial à saúde, diz Paul Epstein, diretor do Centro de Saúde e Meio-ambiente Global da Escola de Medicina da Universidade Harvard. O número de casos de asma e alergias nos Estados Unidos está aumentando em parte porque o excesso de dióxido de carbono na atmosfera está superestimulando a produção de pólen, que desencadeia esses problemas, alerta Epstein. Quando o nível de dióxido de carbono dobra, os caules das gramíneas crescem 10% a mais. Mas a quantidade de pólen aumenta em 60%.

Os invernos mais quentes também significam que os insetos são capazes de se multiplicar em locais onde o frio costumava contê-los. A doença de Lyme está se disseminando para além das antigas regiões nas quais habita o carrapato transmissor da doença. E o vírus do oeste do Nilo está se alastrando porque as secas de primavera amplificam o ciclo do mosquito que pica as aves portadoras da doença, diz Epstein.

O ex-vice-presidente Al Gore voltou a ser notícia com o lançamento do seu aclamado documentário sobre o aquecimento do planeta, "An Incovenient Truth" ("Uma Verdade Inconveniente"). E o presidente Bush – que foi criticado pelos grupos ambientalistas por sua lentidão em reconhecer as ameaças representadas pelo aquecimento – disse na semana passada: "As pessoas no nosso país estão justificadamente preocupadas com os gases causadores do efeito estufa e o meio-ambiente".

Fonte: USA Today, via Uol Midia Global

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s