tecnografia

Certas expressões mais vale ilustrar que definir:

Foi José Veríssimo quem publicou o primeiro artigo de análise de Os Sertões, no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, em 3 de dezembro [1902]. Veríssimo abordou o livro de Euclides da Cunha como obra de literatura, história e ciência e estabeleceu um padrão de leitura que seria seguido por muitos intérpretes. Apesar dos elogios à qualidade de poeta, romancista e artista do autor, fazia reparos ao abuso dos termos técnicos, das palavras antigas e inventadas e das frases rebuscadas, julgando o seu estilo muito artificial e gongórico.

Euclides respondeu a Veríssimo, em carta do mesmo dia. Agradecia a crítica, mas defendia o emprego de termos técnicos e a aliança entre ciência e arte, que considerava a tendência mais elevada do pensamento. Convencido de que a expressão artística exige notação científica, achava necessário criar uma “tecnografia própria”, capaz de unir as diversas áreas do saber: “o escritor do futuro será forçosamente um polígrafo”.

Fonte [ pdf ]: concursos cespe.

A história de Canudos seria diferente se Euclides da Cunha tivesse nas mãos um celular, uma filmadora, um notebook e na rede, um blog. Aprender a manejar esses instrumentos hoje é tão importante quanto saber ler e escrever.

..^..

sertoesPor acaso, cheguei no último dia do evento (via net). Na programação local consta a 67ª Maratona Intelectual Euclidiana, pela manhã, na sede do Rio Pardo Futebol Clube e o encerramento à tarde com uma Romaria Cívica que sai da Casa de Cultura Euclides da Cunha e termina no Recanto Euclidiano, com Festival de Fanfarras Rio-Pardenses.

Homenagem da província ao filho universal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s