o rótulo riqueza

deformameNo embalo do post anterior, passei a pesquisar a polissemia – variação de significados – da palavra riqueza. É fácil fazer isso, embora um tanto quanto insano, a partir dos sites de pesquisa na internet. Digite riqueza, lixo ou drogas, e pire com a profusão de usos de qualquer palavra dessas.

Mas a busca tem lá suas justificativas e objetivos. A idéia de ser rico, afinal, molda o desejo e a razão de viver de muitas pessoas, ao mesmo tempo em que desperta asco e preconceito em outras. Por que?

Do sinal ao significado

Num plano bem genérico, riqueza é um conjunto de valores, porém, nos principais dicionários e na wikipedia (valha-me!), o foco é dado ao acúmulo de dinheiro e de bens materiais: riqueza é definida como concentração de posses.

Fora dos almanaques, digo, na vida real, é bem fácil negar essa versão pela simples constatação de que uma pessoa pode ter uma infinidade de propriedades, uma fortuna incalculável, e mesmo assim ser um tremendo vazio, ter uma expressividade humana nula, prejudicada, enfim, ser muito muito pobre de alma.

Em outras palavras, possuir bens é sinal de riqueza, mas isso não significa automaticamente que a pessoa seja rica. Assim penso eu, claro, a despeito de dicionários e wikipedias da vida e, também, de grande parte do imaginário social. Tô nem aí.

Bom, voltando à busca, ela começa prometendo diversão a valer, pois já parte de um paradoxo, quase um choque: no topo da lista de nosso confiável Google quando se digita riqueza surge o último lugar em que poderíamos encontrá-la. Veja só:

Riqueza.com.br irá te fornecer todas as ferramentas para você extrair com inteligência cada gota de lucro de seu site. Se você recebe visitantes em seu site, você tem o direito de lucrar com isso. Mais do que um direito, é seu dever!

Écat. Coisa mais repugnante. Nem uma contrapropaganda ilustraria melhor a idéia aqui perseguida: de que nem todo lucro se transforma em riqueza. No próximos posts sobre o tema, prometo escolher exemplos melhores, mais saudáveis, ricos.😉

3 pensamentos sobre “o rótulo riqueza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s