voto livre: acima e adiante

ministro marco aurelioNo RodaViva da Tevê Cultura, ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio de Mello, repetiu seu bordão predileto sobre o voto facultativo: “O voto é um direito, não um dever”.

Gostei disso, mas lembro que não é novidade: nos últimos tempos da ditadura militar, a oposição, nas figuras de FHC e Lula, entre outras, defendia a idéia. Saber se esqueceram quando chegaram ao poder ou para chegar lá é que é difícil.

Já temos história suficiente sobre o voto obrigatório – de momentos de exceção aos supostamente ideais – para ver que ele só serve ao pior tipo de continuísmo: quem vota a contragosto vota mal.

Um pensamento sobre “voto livre: acima e adiante

  1. Convoco todo brasileiro a fazer parte do Movimento Voto Livre (www.movimentovotolivre.multiply.com), cujo objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios do voto obrigatório, e os benefícios do voto livre (facultativo e consciente, adotado em praticamente todos países desenvolvidos do planeta, todos do G8).

    Nosso blog cataloga centenas de informações (opiniões, pesquisas, charges, etc.) sobre o tema “VOTO LIVRE (205 países) x VOTO OBRIGATÓRIO (24 países)”, comprovando que a abolição da obrigatoriedade do voto é a principal reforma a ser feita no Brasil,

    Comprovamos que voto obrigatório, no Brasil desde 1932, gera impunidade, pobreza, desinformação, omissão, violência, má distribuição de renda, etc.

    Comprovamos que a maioria dos brasileiros (68%) é a favor do VOTO LIVRE (Lula, Alckmin, eu, José Nêumanne Pinto. MV Bill, Wanessa Camargo, Marco Nanini, etc.).

    Catalogamos as 26 Leis do Voto Livre no Brasil, sendo 13 em tramitação desde 1994.

    CONCLUSÃO: Não basta ser a favor do voto livre. Temos que votar em candidatos que são a favor do voto livre.

    Um abraço, Paulo Bandeira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s