vagas para melhoristas

A última edição da revista Exame traz matéria blablablá sobre os ‘empregos do futuro’. Mesmo sabendo das impossibilidades práticas, ainda prefiro imaginar um futuro sem empregos, isto é, sem empregados nem patrões. Um futuro no qual todas as empresas sejam cooperativas: as decisões sobre os negócios e os resultados dos esforços dos trabalhadores divididos de maneira mais justa e equilibrada. Simples desejo, talvez, pros netos dos meus netos.

Mas voltando à matéria, gostei especialmente desse trecho:

No livro O Dicionário do Futuro, a badalada pesquisadora americana de tendências Faith Popcorn afirma que em 2015 mais da metade da população irá trabalhar em profissões que hoje não existem. Segundo ela, habitarão o mundo dos negócios, por exemplo, os “sussurradores”, especializados em lidar com consumidores enraivecidos e cada vez menos tolerantes aos deslizes das empresas, ou “especialistas em simplicidade”, pessoas cuja missão será reduzir a complexidade dos softwares e das redes de computadores das companhias.

Já faz um tempo, descobri uma dessas profissões do futuro (sutil diferença falar emprego ou profissão do futuro), pela qual me encantei: são os chamados melhoristas, manipuladores de recursos genéticos de plantas e alimentos, como bem explica a empresa Seminis:

  • Compreendendo as leis de hereditariedade, os melhoristas de planta podem cruzar uma pimenta grande amarela com uma pimenta pequena vermelha para criar um híbrido que é grande e vermelho. Neste caso, as características para o tamanho e a cor vermelha são dominantes (o amarelo é uma característica recessiva). As características como os níveis nutricionais operam sob as mesmas leis mas muito mais complexos.

melhoria

  • O processo de selecionar e cruzar as melhores plantas existe desde os primeiros dias da agricultura quando as colheitas eram primeiramente domésticas. Hoje, as técnicas de hibridização são mais sofisticadas mas o processo em si é basicamente o mesmo.

Tirando a distorção causada pelos interesses dos mercados – melhor melhorista é aquele que gera mais lucros às empresas, não necessariamente os melhores recursos aos produtores e melhores produtos aos consumidores – de resto a profissão é sensacional. Deveria ter melhoristas em todas as atividades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s