processo do voto: sabe como é?

Matéria da G1, leia-se Globo, acrítica, igualzinha ao release do TRE:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, esteve na manhã desta terça-feira (19) no pólo de inseminação das urnas do bairro da Saúde, para oficializar o início da preparação das urnas eletrônicas que vão ser usadas nas próximas eleições. Os partidos políticos, apesar de convocados, não enviaram representantes para fiscalizar o início da inseminação.

Segundo Wider, isso é a prova maior de que as urnas eleitorais já alcançaram a confiança de quem compreende como o processo é feito. “Só mesmo quem não sabe como as urnas funcionam desconfia do sistema”, disse o presidente do TRE.

Pois é, mané, eu desconfio mesmo porque além de ‘não compreender como o processo é feito’, sou mantido longe desse saber. A fala do presidente do TRE-RJ, além de aumentar minhas razões para desconfiar, ainda as legitima. Grato.

ja eraQuerer saber se meu voto terá o destino pretendido nada tem de anti-democrático, ao contrário, é um ato de participação saudável e consequente numa democracia frágil com instituições justificadamente desacreditadas.

Meu diagnóstico para a ausência de fiscais dos partidos durante a inseminação das urnas difere do presidente do TRE-RJ. É prova maior de que o conhecimento sobre as urnas está num nível tão baixo que raríssimos podem questionar. Para os Tribunais é bom porque enche menos o saco. Problema é que para os fraudadores de sempre e de qualquer sistema também é bom: o controle restrito e com difícil investigação facilita seu trabalho.

3 pensamentos sobre “processo do voto: sabe como é?

  1. sabe que ontem mesmo pensava nisso? com tanta falcatrua recente, o próximo passo é o de mexerem nas máquinas e gerar vitória pro barbudo… medo!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s