o nobel alternativo

chico whitakerO brasileiro Francisco Whitaker Ferreira é o ganhador do Roll of Honour (prêmio de honra) da edição 2006 do Right Livelihood Award. Nunca ouviu falar desse prêmio? Será que ele tem importância no cenário mundial?

Bom, eu também não conhecia e fui atrás de saber. Depois de ver sua proposta e critérios de premiação, deu para entender porque ele não frequenta a grande mídia.

O Right Livelihood Award existe desde 1980 como uma espécie de contraponto ao badalado Prêmio Nobel. Também é organizado por uma instituição sueca e visa destacar pessoas que desenvolvam soluções práticas e exemplares para as necessárias e urgentes transformações do mundo. O nome tem inspiração budista e significa o “Correto Viver”.

Os organizadores do Right Livelihood entendem que o Prêmio Nobel representa um modo de segmentar o conhecimento e a ação humana em disciplinas estanques, conforme a visão predominantemente racionalista e machista do século XX (apenas 33 mulheres receberam o Nobel, entre 758 premiados).

Assim, o Right Livelihood foi instituído com um enfoque multidisciplinar, mais adequado para tratar as complexas questões do século XXI. Só que isso ainda não foi devidamente deglutido pela grande imprensa e agências noticiosas que também funcionam no paradigma anterior (funcionam é modo de dizer). E, lógico, como o prêmio é dirigido a ativistas sociais que muitas vezes confrontam interesses de grandes corporações e de governos, difícil ganhar espaços de divulgação.

Outros dois brasileiros ativistas comprometidos com as transformações sociais e ambientais já haviam recebido a honraria anteriormente. O agrônomo gaúcho José Lutzenberger, em 1988, e o teólogo catarinense Leonardo Boff, em 2001.

Brasileiro ou internacional?

A par das atividades de organização do Fórum Social Mundial, que o colocam em constantes viagens e complexas negociações mundo afora, Chico Whitaker mantém firme ligação com vários movimentos sociais no Brasil. Alguns são ligados à Igreja Cristã, como a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), outras não, como a Ação Brasileira de Combate à Desigualdade (ABCD), a Rede de Reflexão e Ação Política Livre (Repolítica) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Chico desfiliou-se do PT no primeiro dia deste ano e agora está empenhado em aprofundar os debates sobre a Refundação do Legislativo, que seguramente nada tem a ver com as refundações do PT ou PSDB.

Posts anteriores sobre o trabalho e pensamento de Chico Whitaker:

artwork1.jpg

2 pensamentos sobre “o nobel alternativo

  1. Pois é, Irineu, tenho que lhe agradecer a simpatia comigo, e a apresentaçào que você faz do prêmio. Queria agregar uma coisa que para mim é muito significativa: fui “recomendado” ao prêmio por participantes indianos do FSM (o prêmio é dado a pessoas indicadas por outros; este ano acho que eram 73 os indicados). E eles me indicaram porque compartilham comigo a idéia de que o FSM é e deve ser um “espaço aberto” a serviço de todos os movimentos, e nào um movimento a mais. A luta é brava para que esta idéia seja aceita por tantas cabeças feitas… (é o que chamei, no meu livro, o “desafio” do Forum).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s