no princípio era o amor

kristeva amor

O livro tem mais de vinte anos e está fora de catálogo na editora que o publicou no Brasil, além de não constar em outras listagens relevantes. Clássico da psicanálise, serve tanto às minhas pesquisas correntes sobre narrativas de origem, como também, para desfechos. Canto de fênix.

No Princípio era o Amor, belíssimo livro da filósofa, linguista, semióloga, psicanalista, professora e escritora feminista Julia Kristeva :

“Seres falantes, sempre já potencialmente falantes, somos desde sempre igualmente clivados, separados da natureza. Esse desdobramento deixa em nós a marca de processos semióticos pré ou translingüísticos, que são nossa única via de acesso à memória da espécie ou aos mapas neurônicos bioenergéticos.

Estes processos semióticos (inscrições arcaicas dos liames entre nossas zonas erógenas e as do outro, enquanto marcas sonoras, visuais, olfativas, rítmicas) constituem diacronicamente um pré-sujeito (o infans). Sincronicamente, eles figuram a angústia catastrófica (a “paixão”) da psicose melancólica. Eles marcam com sua insistência nossa capacidade de percepção no fundo frágil, e nos povoam de esquecimentos, vertigens, fantasmas.

Somos sujeitos permanentes de uma palavra que nos possui, sem dúvida. Mas sujeitos em processo, em perda incessante de nossa identidade, desestabilizados pelas flutuações dessa mesma relação ao outro, cuja homeostase nos mantém entretanto unificados.

Ao postular esse eclipse da subjetividade nos primórdios de nossa vida, ao ouvir um hiato na subjetividade nos momentos intensos de nossas paixões, o psicanalista não ‘biologiza a essência do homem’, como temia Heidegger.

Ele dota-se, pelo contrário, de uma confiança exorbitante no poder do elo transferencial e da palavra interpretativa, sabedor por experiência de que eles são capazes, uma vez reconhecidos e chamados o eclipse e o hiato do sujeito, de restabelecer sua unidade provisória. Para uma nova entrada em processo, o processo vivo de nossas paixões.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s