cultura participativa

talita rocha - o povoPra não engrossar o coro das lamentações com o resultado das urnas, preferi aprender um pouco mais sobre Cultura Participativa. Encontrei uma entrevista com o educador espanhol César Munhoz, que já trabalhou por São Paulo anos atrás e agora assessora a prefeitura de Fortaleza no projeto Orçamento Participativo Criança.
Aqui estão alguns trechos:

  • Eu creio que a vida cotidiana é onde o ser humano se objetiva, se conhece, torna-se consciente de sua capacidade. A minha vida, a sua, a de todos os seres humanos também passa, fundamentalmente, por momentos triviais e latentes do cotidiano. Também passa por momentos de maior paixão, de uma grande viagem, mas, normalmente, a gente não vive diariamente uma grande paixão, uma grande viagem. O problema é que a cultura dominante vende o conceito de trivial como um momento fraco. Quando se diz uma bobagem, o discurso usual diz “não fale trivialidades!” O trivial é conhecido como algo não válido, não útil, mas a pedagogia do trivial é essencial.
  • Sobretudo no período da infância, as mentiras são realmente muito graves em seu cotidiano. A própria palavra infância quer dizer, em latim, in falere, aquele que não fala. Mas é evidente que elas (as crianças) falam e falam bem. No entanto, elas não têm plataformas para falar.
  • Outra mentira, em nível de infância, é a palavra aluno. Aluno quer dizer “aquele que não tem luz”. Aquele que tem a luz é o professor. Outra mentira gravíssima: dizer que a criança, a adolescência, a juventude do Brasil, de Fortaleza, é o futuro. Mentira. Nada é o futuro se já não é antes o presente.
  • A palavra adolescência é o que adolesce (em espanhol, cair doente), o que lhe falta. A juventude e a infância são momentos de transição. Isto não é mentira. Isto é certo. Acontece que todos nós estamos em transição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s