as origens do futuro

trancoso-ptRealizado pelo Tribunal Europeu do Ambiente, em fins de outubro, na histórica aldeia de Trancoso, ao norte de Portugal, o evento As Origens do Futuro acabou repetindo vícios do passado. Um belo programa num belo lugar, reunindo figuras expressivas para debater temas relevantes, amparado por recursos avançados, mas resultando em pouco material para difusão via internet.

A crítica aqui, que está mais para sugestão, nem visa esse evento em particular. Grande parte dos congressos, seminários e encontros hoje em dia se contentam em ser um sucesso em si mesmo. São raros os que produzem e disponibilizam registros consistentes e de fácil acesso para um público potencialmente interessado nos temas, mas que não pode comparecer. A internet, que muda esse cenário, ainda é mais utilizada na promoção do que na disseminação do conhecimento gerado.

Sobre o Origens do Futuro, achei coisas bem interessantes em outros sites. Como, por exemplo, a decisão de implantar lá mesmo em Trancoso um projeto-piloto com vistas a transformá-la em cidade biológica, isto é, prepará-la para uma era pós-petrolífera. Baseado em novas matrizes energéticas, o projeto prevê a reconversão da economia regional, incentivando atividades não poluentes e a utilização de meios de transporte de baixo impacto ambiental. A penalização das indústrias produtoras de CO2 também está prevista.

Outro destaque foi o lançamento da versão portuguesa do livro Plano B 2.0, de Lester Brown, que será distribuida gratuitamente, em breve. Quem tiver interesse no livro cujo subtítulo é Resgatando um planeta sob stress e uma civilização em apuros, e não quiser esperar pelo ‘em breve’, poderá ler aqui a sinopseaqui o prefácio dessa edição em português.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s