controle de acesso à internet

azeredoO susto provocado pela absurda proposta do senador tucano Eduardo Azeredo, que previa punição a quem não se identificasse – com rg, cic, endereço e telefone – para usar a internet serve como alerta a todas as pessoas que prezam as liberdades de expressão, organização e, claro, comunicação.

Não se pode esquecer que a proposição quase foi votada. Significa que ela avançou bastante nos entremeios do Congresso, até ser qualificada de burocratizante e ineficaz (simplesmente incrementaria o mercado de documentos furtados, roubados ou falsos, colocaria a polícia atrás de pistas falsas e amolaria ainda mais quem já tivesse com a dor de cabeça de ter seus documentos furtados).

Certamente os ditos representantes dos nossos interesses voltarão à carga porque, como se sabe, esse controle interessa aos bancos e ao comércio em geral. Outras tentativas de controle irão aparecer também porque povo com liberdade é sempre um perigo para as estruturas de poder dominantes. Antena ligada.

Vale lembrar aqui a abertura do Manifesto Ciberpunk:

A privacidade é necessária para uma sociedade aberta na era eletrônica. Privacidade não é segredo. Assunto privado é um assunto que alguém não quer que o mundo inteiro saiba, já um assunto secreto é algo que alguém quer que ninguém saiba.

2 pensamentos sobre “controle de acesso à internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s