democracia econômica

demo_eco1.gifDelinear horizontes é a arte do professor Ladislau Dowbor. Abrir trilhas que nos levem até eles é sua ciência. Em busca de um desenvolvimento humano diversificado e equilibrado, ele aponta a fraqueza das teorias econômicas tradicionais na explicação e condução dos fenômenos atuais, e nos convida a conhecer e buscar a Democracia Econômica, centrada na qualidade de vida:

“Andamos todos um tanto fracos na compreensão destas novas dinâmicas, oscilando entre visões tétricas do Grande Irmão, ou uma idílica visão da multiplicação das fontes e meios que levariam a uma democratização geral do conhecimento. A realidade, como em tantas questões, é que as simplificações não bastam, e que devemos fazer a lição de casa, estudar o que está acontecendo.”

Fazer política sempre foi visto por nós como atividade muito centrada no voto, no partido, no governo. Mais recentemente, surgiram atividades em que a sociedade civil organizada arregaça as mangas e assume ela mesma uma série de atividades. Está tomando forma cada vez mais clara e significativa a atividade econômica guiada por valores, por visões políticas no sentido mais amplo. As pessoas estão descobrindo que podem “votar com o seu dinheiro”.

Um pensamento sobre “democracia econômica

  1. Pingback: democracia econômica - Ladislau Dowbor « ex.pecul.ando expeculando e especulando e mediando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s