o erro de se achar certo

Sou dos que acreditam que pessoas podem ser políticas sem se ligar a nenhum partido, como também podem ser religiosas sem pertencer a nenhuma religião. No inverso, sei que não é por estar num partido que a pessoa se faz política, assim como não é por seguir uma religião que se torna religiosa.

religar

Exatamente por acreditar em algumas coisas e ver que outras pessoas acreditam em coisas diferentes, aprendi a respeitar tanto minhas crenças quanto as alheias. Elas são formas distintas, nem certas nem erradas, de se deparar com o mundo e de interpretá-lo.

Essa introdução me parece necessária para comentar um pequeno trecho do recente e polêmico discurso do Papa na Alemanha, fora da questão religiosa, ligada a modos de pensar. Numa das passagens ele afirmou o seguinte:

“No mundo ocidental é amplamente aceito que apenas a razão positivista e as formas de filosofia baseadas nela são universalmente válidas.”

É triste dizer, mas aí Sua Santidade ou errou de século ou de universo. Não foi pouco. Sua razão positivista (cega por se achar a única forma válida de pensar), provocou essa inútil celeuma no mundo das religiões. E agora se defende dizendo que os outros é que o entenderam errado. Típico.

..^..

Capítulo I do livro Sete Saberes, de Edgar Morin:

sete saberes“É necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.”

Um pensamento sobre “o erro de se achar certo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s